Administração

Conselho de Administração da CELPA

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada da CELPA, responsável pelo estabelecimento de suas políticas gerais de negócio, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da Companhia. As decisões do Conselho de Administração são tomadas por maioria dos votos dos membros presentes à reunião. As reuniões do Conselho de Administração são realizadas sempre que necessário, por convocação do presidente do Conselho de Administração, ou pela maioria de seus membros, podendo a convocação ser dispensada se presente a totalidade dos Conselheiros.

O Estatuto Social da CELPA estabelece um número mínimo de 7 conselheiros e máximo de 9 conselheiros. Os Conselheiros são eleitos em Assembleia Geral de acionistas por um prazo de 3 anos, permitida a reeleição, podendo ser destituídos pelos acionistas reunidos em Assembleia Geral.

Em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, o membro do Conselho de Administração está proibido de votar em qualquer assembleia ou de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais este tenha um conflito de interesses com a Companhia.

Composição atual do Conselho

Eleição realizada em 25 de abril de 2018

Armando de Souza Nascimento Conselheiro de Administração
Armando de Souza Nascimento, Conselheiro de Administração - O Sr. Nascimento é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão desde 2005 e possui MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica pela FGV-RJ concluído em 2011. Desde novembro de 2012 o Sr. Nascimento é Gerente Jurídico da Celpa. Anteriormente atuou na CEMAR desde abril de 2006 até novembro de 2012, sendo que a partir agosto de 2008 o Sr. Nascimento se tornou Executivo Jurídico da companhia. De maio de 2006 até junho de 2010 o Sr. Nascimento atuou no escritório Souza & Veras Advocacia e Consultoria como advogado consultor na área de Direito Civil, Administrativo e Ambiental.
Augusto Miranda da Paz Júnior Conselheiro de Administração

Augusto Miranda da Paz Junior, Conselheiro de Administração - O Sr. Miranda foi Diretor Presidente da CEMAR de abril de 2010 a agosto de 2017. De 2007 a 2010, foi Diretor Vice-Presidente de Operações e, anteriormente, foi Diretor de Engenharia da CEMAR desde julho de 2004. O Sr. Miranda é experiente executivo com mais de 20 anos no setor elétrico. Antes de ingressar na CEMAR, o Sr. Miranda exerceu diversos cargos nas áreas de gestão da manutenção do sistema elétrico na COELBA, sendo também representante da COELBA junto ao CCON. O Sr. Miranda é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Gestão de Manutenção promovida pela Eletrobrás em convênio com a PUC/RJ e a Escola Federal de Engenharia de Itajubá/MG e MBA em gestão de empresas de energia elétrica pela FGV/SP.

Carlos Augusto Leone Piani Conselheiro de Administração

Carlos Augusto Leone Piani, Conselheiro de Administração - O Sr. Piani é presidente da divisão canadense da Kraft Heinz Company, tendo sido diretor da Vinci Capital Gestora de Recursos Ltda. e co-responsável pela área de Private Equity. Adicionalmente, o Sr. Piani é Conselheiro da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool Participações e da Unidas S.A. desde de julho de 2011 e membro dos Conselhos de Administração da Equatorial e CEMAR desde abril de 2010 e março de 2006, respectivamente. Na Equatorial, também foi membro do Conselho de Administração entre novembro de 2008 e abril de 2010 e diretor presidente entre março de 2007 e abril de 2010. Na CEMAR, também foi Vice-Presidente Administrativo Financeiro entre maio de 2004 e março de 2006 e Diretor Presidente entre março de 2006 e abril de 2010. Antes, trabalhou durante 6 anos no Banco Pactual. Entre 2000 e 2004, coordenou a gestão de fundos de capital de risco administrados pela Área de Investimentos do Banco. Neste período, atuou como membro do conselho de administração da Proteus Soluções em Tecnologia da Informação S.A., Visionnaire S.A., Extracta Moléculas S.A., Padtec S.A., Pini S.A, Automatos International Ltd. e SpringWireless Ltd. e como conselheiro fiscal suplente da Eletropaulo Metropolitana Energia Elétrica de São Paulo S.A. (de abril de 2003 a março de 2004). Entre 1998 a 2000, trabalhou na área de Finanças Corporativas em operação voltadas para os setores de infra-estrutura. Antes do Pactual, trabalhou em 1997 na Ernst & Young como analista do Departamento de Business Valuation. O Sr. Piani é graduado em Informática pela PUC-RJ e em Administração de Empresas pelo IBMEC. Além disto, obteve o título de CFA Charterholder pelo CFA Institute em 2003 e concluiu o curso Owners and President Management (OPM) Program da Harvard Business School em 2008.

Firmino Ferreira Sampaio Neto Conselheiro de Administração

Firmino Ferreira Sampaio Neto, Conselheiro de Administração - O Sr. Sampaio é Diretor-Presidente da Equatorial desde abril de 2010. Atualmente membro do Conselho de Administração da Equatorial, foi seu Presidente de março de 2006 a abril de 2010 e Conselheiro da Cemar desde maio de 2004. Sr. Sampaio Neto foi presidente da Eletrobrás entre os anos de 1996 e 2001 e Presidente da Eletrobrás Termonuclear entre os anos de 2000 e 2001. O Sr. Sampaio Neto foi Presidente e Diretor Financeiro da COELBA por 14 anos. Membro do Conselho de Administração de Furnas, Itaipu Binacional, CHESF, Eletrosul, Gerasul, CEMIG, ENERSUL, CEMAT e LIGHT. O Sr. Sampaio Neto é graduado em Economia pela UFBA e pós-graduado em Planejamento Industrial pela SUDENE/IPEA/FGV.

Diretoria Executiva da CELPA

Os diretores são os representantes legais da CELPA, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos cargos do Conselho de Administração poderão ser preenchidos por membros da Diretoria.

O Estatuto Social da CELPA estabelece que a Diretoria será composta por até 9 membros, sendo 1 Diretor Presidente, 1 Diretor de Relações com Investidores e os demais não terão designação específica, todos com mandato de 3 anos, permitida a reeleição.

Composição atual da Diretoria Executiva da Companhia

Eleição realizada em 12 de junho de 2019

Marcos Antônio Souza de Almeida Diretor Presidente

Marcos Antônio Souza de Almeida, Diretor - O Sr. Marcos Antônio Souza de Almeida atuou como Diretor Comercial da CEMAR de 2008 a 2017. Em 2017 assumiu a Diretoria Comercial da Celpa e em 2018 foi eleito Diretor Presidente da Companhia. O Sr. Marcos é executivo com mais de 27 anos no setor elétrico. Antes de ingressar na CEMAR, o Sr. Marcos exerceu diversos cargos de gestão na área comercial, administrativa e atendimento a clientes da COELBA. Foi também conselheiro da Fundação Coelba de Previdência Complementar - Faelba. O Sr. Marcos é contador formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e Mestre em Regulação da Indústria de Energia pela Universidade Salvador - UNIFACS.

Tatiana Queiroga Vasques Diretora de Relações com Investidores

Tatiana Queiroga Vasques, Diretora - A Sra. Tatiana possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (2003) e mestrado em Economia e Finanças pela FGV - Rio de Janeiro (2008). Atua no setor elétrico há mais de 15 anos, dos quais 13 anos foram dedicados à área financeira da Neoenergia, tendo experiência em estruturação de funding, gestão do caixa, Relação com Investidores e M&A, sua última posição na Companhia foi Superintende de Gestão de Ativos. Ingressou na Equatorial Energia em setembro de 2017 na área de Estratégia Financeira, assumindo as funções de estruturação e gestão da dívida e seguros. Em 2018 também passou a atuar na área de Relações com Investidores.

Carla Ferreira Medrado Diretora

Carla Ferreira Medrado, Diretora - A Sra. Carla Medrado assumiu a Diretoria de Gente e Gestão da CEMAR em agosto de 2010 e da CELPA em janeiro de 2014, tendo atuado anteriormente como Gerente de Desenvolvimento de Gente na Cemar desde julho de 2008. Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior e Mestre em Gestão Empresarial pela UTAD em Portugal, com pós-graduação em Estratégia para a Competitividade Empresarial e Gestão de Pessoas pela FGV e Executive & Personal Coach formada pelo International Coaching Community (ICC). Carla tem mais de 20 anos de experiência em áreas administrativas, tendo atuado antes da CEMAR como Gerente de Recursos Humanos da Regional Norte da TIM Brasil de 2005 a 2008, e como Gerente Administrativo da COMPAR - Cia. Paraense de Refrigerantes, de 2000 a 2005 e ainda em outras corporações industriais como BASF, Cisper e Recofarma da Amazônia.

Tinn Freire Amado Diretor

Tinn Freire Amado, Diretor - O Sr. Freire Amado é Diretor de Assuntos Regulatórios desde julho de 2006 do grupo Equatorial. Atuou como coordenador da equipe responsável pelo reajuste e revisão das tarifas de uso aos sistemas de distribuição de energia elétrica da Superintendência de Regulação de Serviços de Distribuição da Agencia Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. Trabalhou também como especialista em regulação na CPFL Energia. É graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, com mestrado em Economia da Regulação e Defesa da Concorrência pela UNB.

Leonardo Lucas Tavares de Lima Diretor

Leonardo Lucas Tavares de Lima, Diretor - O Sr. Leonardo foi eleito Diretor de Relações com Investidores da CELPA em novembro de 2012 e permaneceu no cargo até janeiro de 2014, quando se tornou Diretor da Companhia. O Sr. Leonardo foi também Diretor da CEMAR a no período de abril de 2011 a outubro de 2012. Anteriormente foi Controller da CEMAR (função que ocupou de 2007 até abril de 2011) e Coordenador de Planejamento e Gestão (de 2005 a 2007). Antes de ingressar na CEMAR, o Sr. Leonardo trabalhou na Telemar Norte Leste, ABN Amro, URB - Empresa de Urbanização do Recife e na Shell Brasil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, com pós-graduação em Gestão da Produção e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela FGV.

Rubens José de Figueiredo Briseno Diretor

Em construção...

Sergio Ricardo de Oliveira Diretor

Sergio Ricardo de Oliveira, Diretor -O Sr. Sergio tem experiência de 22 anos na área de distribuição de energia. Antes de ingressar na Celpa atuou por 19 anos na Coelba, exercendo cargos nas áreas de Ouvidoria, recuperação de energia, relacionamento com o cliente e gestão comercial. Formação em bacharelado em Administração de Empresas, com ênfase em marketing, pela Faculdade de Ciência Gerenciais da Bahia e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade do Salvador.

Alexandre Joaquim Santos Cardoso Diretor
Alexandre Joaquim Santos Cardoso, Diretor - O Sr. Alexandre possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão(2007), graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal do Maranhão(2009) e especialização em Gerenciamento de Projetos pela ISAN - INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRACAO E NEGOCIOS LTDA(2011). Já exerceu o cargo de Executivo de Engenharia de Expansão da Companhia Energetica do Maranhão. Atualmente compõe a Diretoria da Celpa.
Bruno Pinheiro Macedo Couto Diretor
Em construção...

 

 

Conselho Fiscal da CELPA

O Conselho Fiscal da CELPA não é permanente. Seus principais poderes, deveres e funções são auditar e supervisionar as ações da administração e emitir opiniões sobre as demonstrações financeiras. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa das companhias. Suas principais atribuições são fiscalizar os atos dos administradores e examinar e opinar sobre as demonstrações financeiras do exercício social.

O Conselho Fiscal é instalado apenas nos exercícios em que for solicitado pelos acionistas de acordo com o disposto na Lei das Sociedades por Ações. Caso instalado, o Conselho Fiscal será integrado por 5 membros efetivos e suplentes em igual número, eleitos pela Assembleia Geral. Neste caso, os seus membros e suplentes, acionistas ou não, são eleitos pela Assembleia Geral que delibera sua instalação e fixa os honorários, respeitados os limites legais. Quando de seu funcionamento, o Conselho Fiscal tem as atribuições e os poderes conferidos por lei. O período de funcionamento do Conselho Fiscal termina na primeira Assembleia Geral Ordinária realizada após sua instalação.

Composição atual do Conselho Fiscal da Companhia

Eleição realizada em 29 de abril de 2019.

Saulo de Tarso Alves de Lara Conselheiro Fiscal Efetivo

Saulo de Tarso Alves de Lara, Conselheiro Fiscal Efetivo - Saulo de Tarso Alves de Lara é graduado em Administração de Empresas (1979) pela Fundação Getúlio Vargas. Fez cursos de extensão no IMD - International Management Development (1984) onde obteve sua pós-graduação na área de Control and Finance. O Sr Lara iniciou sua carreira na Arthur Andersen permanecendo como auditor externo por dez anos. No período de 1987 até 1996 atuou no segmento da construção civil, em indústria cimenteira, responsável pela área de controle e controle corporativo das operações do Brasil e América do Sul. Em 1996, foi indicado para ser o CFO de empresa Americana, do ramo de embalagens. Em 1998, foi contratado como diretor de Planejamento e Controle da Cyrela Brazil Realty, permanecendo na companhia até 2010, quando assumiu o cargo de Diretor de Controladoria na PDG Realty. Desde 2013, é CFO da Greenwood Resource Brasil.

Moacir Gibur Conselheiro Fiscal Suplente

Moacir Gibur, Conselheiro Fiscal Suplente - O Sr. Gibur é sócio da empresa Audicontrol Auditoria e Controle, escritório de auditoria independente e consultoria nas áreas contábil e fiscal desde 2001, tendo anteriormente trabalhado na Emilio Romani S.A. e na Russel Bedford Auditores Independentes. O Sr. Gibur foi membro titular do Conselho Fiscal da Siderquimica S.A..

Vanderlei Dominguez da Rosa Conselheiro Fiscal Efetivo

Vanderlei Dominguez da Rosa, Conselheiro Fiscal Efetivo - O Sr. Dominguez é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em cursos de extensão em Mercado de Capitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Contabilidade de Custos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É sócio-executivo da empresa HB Audit - Auditores Independentes S.S. e sua principal função é a de executar, revisar e supervisionar os trabalhos de auditoria independente e é o responsável técnico perante a Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Atua como membro efetivo do Conselho Fiscal das empresas: Odontoprev S.A., Sanepar, Tecnisa S.A., Weg S.A.; e como membro suplente do conselho fiscal das empresas Marcopolo S.A., Padtec S.A., IdeiasNet S.A., Officer Distribuidora S.A.; Nos últimos 5 anos, atuou como membro do Conselho Fiscal das empresas Triunfo Participações e Investimentos S.A., Equatorial Energia S.A., Centrais Elétricas do Pará S.A. (estas duas últimas integrantes do grupo econômico do Emissor), OSX Brasil S.A., Tegma Gestão e Logística S.A., Multiplus S.A., MPX Energia S.A., Tupy S.A., Marisol S.A..

Ricardo Bertucci Conselheiro Fiscal Suplente

Ricardo Bertucci, Conselheiro Fiscal Suplente - O Sr. Bertucci é graduado em Ciências Contábeis pela UFPR - Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Controladoria pela FAE Business School. É sócio da Audicontrol - Auditoria e Controle desde 2011, sendo sócio sênior responsável pela condução da estratégia do negócio, responsabilidade técnica dos trabalhos em conjunto com os demais sócios.

Paulo Roberto Franceschi Conselheiro Fiscal Efetivo

Paulo Roberto Franceschi, Conselheiro Fiscal Efetivo - O Sr Paulo Roberto é sócio da AUDICONTROL Auditoria e Controle, escritório de auditoria independente e consultoria nas áreas contábil e fiscal, desde 1995. Como Sócio sênior, tem como responsabilidade a condução estratégia do negócio, responsabilidade técnica dos trabalhos em conjunto com os demais sócios e a administração geral da empresa. Trabalhou em Auditoria Internacional por 18 anos antes de estabelecer a sociedade Audicontrol. Além disso, participa também do Conselho Fiscal da Bematech S.A. - sociedade de capital aberto - há 6 anos e do Conselho Econômico da Mitra Arquidiocese de Curitiba há 5 anos e do Conselho Executivo de uma empresa familiar há 9 anos. Participou também do Conselho Fiscal de uma sociedade de capital fechado com atuação no ramo químico para o exercício de 2008 e do Comitê de Auditoria, como órgão de assessoria ao Conselho de Administração, da Positivo Informática S.A. - sociedade de capital aberto, para os exercícios de 2007 e 2008. O Sr. Paulo Roberto cursou Ciências Econômicas pela FAE Business School e Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná.

Claudia Luciana de Trotta Conselheira Fiscal Suplente

Claudia Luciana de Trotta, Conselheira Fiscal Suplente - A Sra. Trotta é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e especializada em Direito Societário pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é sócia de Trotta, Ceccatto Advogados Associados, sociedade de advogados com atuação especializada nas áreas de Direito Societário, Empresarial, Investimentos Estrangeiros, Contratos Empresariais, Direito Administrativo e Concorrencial, Direito Ambiental, Direito Civil e Imobiliário, desde 2013. Também foi sócia, por 18 anos, do Escritório Augusto Prolik - Advogados Associados, atuando como advogada nas áreas de Direito Empresarial, Direito Societário, Contratos e Investimentos Estrangeiros. A Sra. Trotta também é membro da Comissão de Sociedades de Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, desde julho de 2013 e foi instrutora da Comissão de Seleção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, de janeiro de 2005 a janeiro de 2007, responsável pela relatoria dos processos de arquivamento de constituição, alteração e demais atos societários das sociedades de advogados.

 

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