Administração

Conselho de Administração da INTESA

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada da INTESA, responsável pelo estabelecimento de suas políticas gerais de negócio, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da Companhia. As decisões do Conselho de Administração são tomadas por maioria dos votos dos membros presentes à reunião. As reuniões do Conselho de Administração são realizadas sempre que necessário, por convocação do presidente do Conselho de Administração, ou pela maioria de seus membros, podendo a convocação ser dispensada se presente a totalidade dos Conselheiros.

O Estatuto Social da INTESA estabelece um número de 5 conselheiros. Os Conselheiros são eleitos em Assembleia Geral de acionistas por um prazo de 1 ano, permitida a reeleição, podendo ser destituídos pelos acionistas reunidos em Assembleia Geral.

Em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, o membro do Conselho de Administração está proibido de votar em qualquer assembleia ou de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais este tenha um conflito de interesses com a Companhia.

Composição atual do Conselho

Eleição realizada em 28 de dezembro de 2018.

Firmino Ferreira Sampaio Neto Presidente do Conselho
Firmino Ferreira Sampaio Neto, Conselheiro de Administração - O Sr. Sampaio é Diretor-Presidente da Equatorial desde abril de 2010. Atualmente membro do Conselho de Administração da Equatorial, foi seu Presidente de março de 2006 a abril de 2010 e Conselheiro da Cemar desde maio de 2004. Sr. Sampaio Neto foi presidente da Eletrobrás entre os anos de 1996 e 2001 e Presidente da Eletrobrás Termonuclear entre os anos de 2000 e 2001. O Sr. Sampaio Neto foi Presidente e Diretor Financeiro da COELBA por 14 anos. Membro do Conselho de Administração de Furnas, Itaipu Binacional, CHESF, Eletrosul, Gerasul, CEMIG, ENERSUL, CEMAT e LIGHT. O Sr. Sampaio Neto é graduado em Economia pela UFBA e pós-graduado em Planejamento Industrial pela SUDENE/IPEA/FGV.
Tinn Freire Amado Membro do conselho
Tinn Freire Amado,Conselheiro de Administração - O Sr. Freire Amado é Diretor de Assuntos Regulatórios desde julho de 2006 do grupo Equatorial. Atuou como coordenador da equipe responsável pelo reajuste e revisão das tarifas de uso aos sistemas de distribuição de energia elétrica da Superintendência de Regulação de Serviços de Distribuição da Agencia Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. Trabalhou também como especialista em regulação na CPFL Energia. É graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, com mestrado em Economia da Regulação e Defesa da Concorrência pela UNB.
Carla Ferreira Medrado Membro do conselho
Carla Ferreira Medrado, Conselheira de Administração - A Sra. Carla Medrado assumiu a Diretoria de Gente e Gestão da CEMAR em agosto de 2010 e da CELPA em janeiro de 2014, tendo atuado anteriormente como Gerente de Desenvolvimento de Gente na Cemar desde julho de 2008. Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior e Mestre em Gestão Empresarial pela UTAD em Portugal, com pós-graduação em Estratégia para a Competitividade Empresarial e Gestão de Pessoas pela FGV e Executive & Personal Coach formada pelo International Coaching Community (ICC). Carla tem mais de 20 anos de experiência em áreas administrativas, tendo atuado antes da CEMAR como Gerente de Recursos Humanos da Regional Norte da TIM Brasil de 2005 a 2008, e como Gerente Administrativo da COMPAR - Cia. Paraense de Refrigerantes, de 2000 a 2005 e ainda em outras corporações industriais como BASF, Cisper e Recofarma da Amazônia.
Humberto Soares Filho Membro do conselho
Humberto Soares Filho, Membro do Conselho de Administração - O Sr. Soares foi eleito Diretor da Companhia em agosto de 2016. Antes foi Diretor Administrativo-Financeiro da CEMAR entre novembro de 2012 e agosto de 2016. Entre outubro de 2011 e outubro de 2012, foi Gerente Financeiro e de Relações com Investidores da Unidas S.A., anteriormente, foi Gerente Administrativo-Financeiro da CEMAR entre abril de 2008 e março de 2011, e controller até setembro de 2011. O Sr. Soares também tem experiências na área administrativo-financeira da Odonto Center Clínica Odontológica Ltda. e Ponto Frio Alimentos S.A. O Sr. Soares possui graduação em Economia pelo IBMEC e MBA em Gestão de Negócios em Energia Elétrica pela FGV.

Diretoria Executiva da INTESA

Joseph Zwecker Diretor Presidente
Joseph Zwecker Junior, Diretor - O Sr. Joseph Zwecker Junior atua como Diretor da Companhia desde novembro de 2016. O Sr, Joseph Zwecker Junior é responsável pela Diretoria de Transmissão do Grupo Equatorial, de que faz parte a Companhia, desde 2016. Anteriormente, foi Diretor de Energia da ATP Engenharia na África entre 2013 e 2016 atuando desde a geração até a distribuição de energia com diversos projetos em andamento. Também atuou como Gerente de Novos Negócios da Neoenergia. Sua experiência profissional inclui a coordenação de equipes para participação em leilões de transmissão e geração promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL; implantação de projeto e fiscalização de construção de subestações e linhas de transmissão de energia elétrica; negociação e gestão de contratos de fornecimento de materiais e serviços; prospecção, desenvolvimento, negociação e implantação de novos negócios na área de energia elétrica; implantação de parques eólicos, usinas hidrelétricas e usinas térmicas à biomassa, diesel e solar; implantação de fábrica de medidores de energia; gestão da instalação de medidores de energia; Organização e Método (O&M) de central térmica a gás; realização de estudos de viabilidade econômico-financeira, realização de estudos de viabilidade técnica de usinas hidrelétricas, térmicas, eólicas e solares; fiscalização de ampliação de planta industrial; gestão de área de Inspeção e Controle da Qualidade de equipamentos e materiais.
Waldênio Pereira de Oliveira Diretor Técnico
Em construção...
Leonardo da Silva Lucas Tavares de Lima Diretor Administrativo-financeiro
Leonardo da Silva Lucas Tavares de Lima, Diretor - O Sr. Leonardo foi eleito Diretor da CELPA em novembro de 2012, tendo também atuado como Diretor da CEMAR entre abril de 2011 e outubro de 2012. Anteriormente, foi Controller da CEMAR (função que ocupou de 2007 até abril de 2011) e Coordenador de Planejamento e Gestão (de 2005 a 2007). Antes de ingressar na CEMAR, Leonardo trabalhou na Telemar Norte Leste, ABN Amro, URB - Empresa de Urbanização do Recife e na Shell Brasil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, com pós-graduação em Gestão da Produção e MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela FGV.

Conselho Fiscal da INTESA

O Conselho Fiscal da INTESA não é permanente. Seus principais poderes, deveres e funções são auditar e supervisionar as ações da administração e emitir opiniões sobre as demonstrações financeiras. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa das companhias. Suas principais atribuições são fiscalizar os atos dos administradores e examinar e opinar sobre as demonstrações financeiras do exercício social.

O Conselho Fiscal é instalado apenas nos exercícios em que for solicitado pelos acionistas de acordo com o disposto na Lei das Sociedades por Ações. Caso instalado, o Conselho Fiscal será integrado por membros efetivos e suplentes em igual número, eleitos pela Assembleia Geral. Neste caso, os seus membros e suplentes, acionistas ou não, são eleitos pela Assembleia Geral que delibera sua instalação e fixa os honorários, respeitados os limites legais. Quando de seu funcionamento, o Conselho Fiscal tem as atribuições e os poderes conferidos por lei. O período de funcionamento do Conselho Fiscal termina na primeira Assembleia Geral Ordinária realizada após sua instalação.

Composição atual do Conselho Fiscal

Eleição realizada em 28 de dezembro de 2018.

Geovane Ximenes Membro efetivo do Conselho
Em construção...
Tatiana Queiroga Vasques Membro efetivo do Conselho
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (2003) e mestrado em Economia e Finanças pela FGV - Rio de Janeiro (2008). Atua no setor elétrico há mais de 15 anos, dos quais 13 anos foram dedicados à área financeira da Neoenergia, tendo experiência em estruturação de funding, gestão do caixa, Relação com Investidores e M&A, sua última posição na Companhia foi Superintende de Gestão de Ativos. Ingressou na Equatorial Energia em setembro de 2017 na área de Estratégia Financeira, assumindo as funções de estruturação e gestão da dívida e seguros. Em 2018 também passou a atuar na área de Relações com Investidores.
Izabel Corina Membro efetivo do Conselho
Em construção...
Reinaldo Weber Membro suplente do Conselho
Em construção...
Letícia da Conceição Membro suplente do Conselho
Em construção...
Josivânio Alencar Membro suplente do Conselho
Em construção...

 

Última atualização em

Close